quinta-feira, 7 de junho de 2012

em março de 2012



Sentei e escrevi:

Já ouvi dizer que sentir ciúmes, um pouquinho, um tantim, um tiquitim, um mucadim só que seja é prova do amor que se sente pel@ outr@.

Fico sentindo um frio na espinha com um troço destes.

Como se não bastasse, vem o reforço:

Que, se não tem ciúmes é porque não ama e nem se importa.

E o frio se espalha ao ponto do corpo gelar.

Tenho verdadeira aversão a este sentimento, a esta manifestação que acomete nosso ser e nosso estar.
Ciúme pra mim significa insegurança, doença, inveja, significa você é meu, você é minha e só tem olhos, boca, nariz, mãos, sexo, pensamentos e tal e tal em mim, é sinônimo de dominação e controle, é violento e mata.
Ciúme é o cúmulo da tosquice e contraria a livre manifestação do amor, do desejo, é aprisionante, deixa a figura nóiada, neurada, psicótica, é a merda de toda e qualquer relação.



Não me dei por satisfeita, fui aos livros:

Larousse Cultural
Ciúme: 2. Pesar, despeito por ver alguém possuir um bem que se desejaria ter: O ciúme o atormenta. – 3. Emulação, rivalidade. Bot. Nome de uma planta... Psiq. Delírio de ciúmes ou paranóia de ciúmes, convicção delirante de ser traído pelo parceiro(a) ou companheiro(a). O delírio crônico de ciúmes ou paranóia crônica de ciúmes sobrevém nos indivíduos paranóicos e consiste numa variedade do delírio passional. Os indivíduos tem a priori a convicção de serem traídos, na maioria das vezes sem fundamentos reais. Todavia, o indivíduo apresenta, em todos os outros domínios, um pensamento coerente e comportamento adaptado. Freud e J. Lacan mostraram que o ciúme exagerado, como no delírio de ciúmes, encobre desejos de infidelidades projetados no parceiro e o interesse homossexual pelo rival.

Novo dicionário brasileiro melhoramentos
Ciúme: 1. Inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. 2. Vigilância ansiosa ou suspeitosa nascida dessa inquietação. 3. Ressentimento invejoso contra um rival ou suposto rival mais eficiente ou mais bem sucedido, ou contra o possessor de uma vantagem material ou intelectual cobiçada. 4. Bot. Arbusto (...)

Aurélio
Ciúme: 1. Sentimento doloroso que as exigências de um amor inquieto, o desejo de posse da pessoa amada, a suspeita ou a certeza de sua infidelidade, fazem nascer em alguém. 2. Emulação, competição, rivalidade. 3. Despeito invejoso; inveja. 4. Receio de perder alguma coisa. Bras. Designação comum a arbustos ornamentais (...)

3 comentários:

Unknown disse...

http://www.youtube.com/watch?v=9WckE2d8VEY


beijo

Jorge Pimenta disse...

a racionalidade recomenda a sua abolição, como à pena de morte, hoje, ou à escravatura ontem e hoje. mas há um pedaço irracional que nos rege os passos, algumas das vezes...

beijinho, vais!

na vinha do verso disse...

sentimentos estremados
desequilibram
desumanam
desamam

to contigo Vais

abração

A tormenta que se tornou

A vontade é ir preenchendo as tantas linhas vazias com toda manifestação das emoções que se dão, afloram e transpiram, ocupando de rab...