segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Eu nos pronomes da gramática

Eu pronomes pessoais de um caso reto: eu eu, eu você, eu tu, eu nós, eu vós, eu elas.

Eu pronomes pessoais de um caso oblíquo átonos e tônicos: eu a, eu os, eu lhes, eu se, eu mim, eu si, eu ele.

Eu sem pronomes de tratamento.

Eu pronomes possessivos: eu nosso, eu vossas, eu teu, eu minha, eu seu.

Eu pronomes demonstrativos e outros demonstrativos: eu esta, eu isso, eu aquela, eu aquilo, eu tal, eu semelhantes.

Eu pronomes relativos: eu que, eu onde, eu como, eu quem, eu quando.

Eu pronomes indefinidos (in) variáveis: eu alguém, eu outrem, eu nada, eu cada, eu mais, eu outra, eu pouco, eu quaisquer, eu certas, eu uns, eu bastantes, eu várias.

Eu pronomes interrogativos: eu quem? eu que? eu quais? eu quanto?

Nenhum comentário:

A tormenta que se tornou

A vontade é ir preenchendo as tantas linhas vazias com toda manifestação das emoções que se dão, afloram e transpiram, ocupando de rab...