sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Apresentação d@s autor@s

.
Esquecer os próprios defeitos é realmente uma lástima, ainda mais quando é um que incomoda bastante, é uma meleca. Pois bem, sou enrolada, e isto é terrível, e foi um esquecimento de não o ter colocado em primeiro lugar na lista de defeitos, coisa que já acrescentei, na postagem Considerações.
Deixo uma pá de coisas sempre pra última hora, às vezes saem como tinha imaginado, fico satisfeita, mas quando não saem, putz, arrumo um xingueiro só, claro, todos contra mim mesma.
Desde a semana pré carnaval que a Júnia recebeu o material da escola, cadernos, livros, para que fossem encapados, etiquetados, e tal e tal...
Falei, vou aproveitar o feriado de carnaval e fazer tudo isto, e não são coisas que eu não goste de fazer, pois desde pequena, quando já tinha as coordenações, fazia con mucho gusto.
Veio o carnaval, sábado, domingo, segunda, terça, acabou o carnaval, veio a quarta, nada. Quinta, amanheci, é hoje, não tem jeito, coloquei tudo na mesa e comecei.
Era dia de voltar às aulas, fingi de égua e não disse nada às meninas, passei a manhã e a tarde nos encapamentos, demorou, pois tinha que parar hora ou outra para atender/fazer/cuidar da alimentação, uma arrumação aqui e ali, mas consegui, ainda faltam quatro cadernos, contando com um da Elena, o plástico não deu, mas o principal foi feito.

O principal mesmo, desta postagem, que leva o título, vem abaixo, antes de encapar fucei os livros, como não, né? E senti a maior firmeza nas apresentações dos mesmos.
No de Matemática não tem, mas com certeza não será usado para ensinar as crianças a contarem para sempre até ficarem roucas.

*********************
Matemática

Autor: Luiz Roberto Dante

***********************
.
Geografia

Autores: J. William Vesentini, Dora Martins, Marlene Pécora

Pássaro livre

Gaiola aberta.
Aberta a janela.
O pássaro desperta.

A vida é bela.
A vida é boa.

Voa, pássaro, voa.

(Sidônio Muralha. A dança dos pica-paus.
SP: Global, 1997)

Despertar e voar. Abrir e olhar.
Ao estudar Geografia, muitas janelas podem ser abertas.
Com este livro você vai descobrir mais coisas sobre você, seus colegas, sua casa e sua escola. E você vai dar alguns vôos, não só pelos espaços que fazem parte do seu dia a dia, mas principalmente pela vida, que é boa e bela!
Então, vamos abrir as janelas?

*******************

Ciências
.
Autores: Rogério G. Nigro, Maria Cristina da C. Campos

Provar, querer, gostar... Assim é aprender: a sentir, a ver, a ouvir, a tocar, a criar...
Um pouquinho de cada vez, um pouquinho a vida toda. Ambientes e seres vivos, nosso corpo e o mundo que nos cerca. Tudo isto você encontrar neste livro, que também é uma semente. Uma semente que depende de você para brotar e para dar bons frutos.
Provar, querer, gostar: agora, é só começar!

*****************

Letramento e Alfabetização Linguística
.
Autoras: Cláudia Miranda, Vera Lúcia Rodrigues

Caro aluno, cara aluna

Escrevemos este livro pensando em você.
A leitura e a escrita ocupam um lugar muito importante no dia a dia. Por isso, como professoras e autoras desta coleção, tínhamos pela frente grandes desafios. Primeiramente, escrever um livro que levasse você a descobrir essa importância. Além disso, que ajudasse você, cada dia mais, a gostar de ler e escrever.
Então, pesquisamos textos que consideramos interessantes. Que acreditamos ser capazes de despertar seu interesse por assuntos que merecem atenção, em estilos e linguagens diversos.
Você vai ler, escrever e organizar oralmente textos de uma grande variedade de gêneros, como contos infantojuvenis e da cultura popular, histórias em quadrinhos, resenhas de filmes, reportagens, propagandas, telas, poesias, peças de teatro, cartuns, entrevistas, debates... Afinal, no dia a dia estamos cercados por esses diferentes usos que as pessoas fazem da língua e das mais diversas manifestações de linguagem.
Enfim, acreditamos que, aprendendo a se comunicar por meio dos diferentes recursos que a nossa sociedade criou, você poderá entender melhor o mundo em que vive e interagir com tudo o que está ao seu redor.
Boas leituras!
Um abraço,

*****************

História
.
Autores: J. William Vesentini, Dora Martins, Marlene Pécora

(...) quanta gente,
quanto sonho,
quanta história,
quanto invento,
quanta arte,
quanta vida
há dentro de um livro.

(Ricardo Azevedo. Dezenove poemas desengonçados
SP: Ática, 2000)


Estamos contentes em entregar a você o seu livro de História. Ao escrevê-lo, pensamos nas crianças que gostam de histórias sobre pessoas e lugares, sonhos e desejos, coisas do dia a dia e também do mundo da imaginação.
Neste livro você vai encontrar muitas perguntas: Quem é você? Qual é a sua história? Como são as pessoas com quem você convive? Como é a escola onde você estuda? E a casa onde você mora? Sua rua sempre foi como é hoje? Todo mundo vive do mesmo jeito?
Com seus colegas e a professora você vai trocar idéias para responder a essas e a outras perguntas. Esperamos que este livro ajude você a entender melhor a sua vida, a das pessoas que fazem parte do seu dia a dia e a de muitas outras que viveram antes de você, em outros tempos e lugares.

**********************
.

4 comentários:

Jens disse...

Oi Adorável (e enrolada) Feiticeira Vais.
Legal saber um pouco das tuas suaves atribulações no papel de mãe zelosa.
Também gostei muito da apresentação dos livros escolares das meninas. Como você, senti firmeza.

Beijo pra ti.

líria porto disse...

tu meio enrolada, eu enrolada e meia!

gostei imensamente de saber que os livros se aproximam mais das crianças - ou pelo menos tentam! sou de um tempo de decorebas e ainda assim amo os livros!

à escola, meninada!

vieira calado disse...

Por favor, diga-me,

quando começa o ano escolar, aí no Brasil?

Obrigado.

Beijoca

Vais disse...

Olá Simpático Jens,
moço, sabe que sempre me dei bem fazendo estas suaves atribuições, e o melhor é que gosto, mesmo.
beijo prati

************

Saudações Líria,
minha época também era na base do decoreba e nos dias das provas levava um 'lembrete' para o caso dos esquecimentos.
E bom ver que las cositas mudam

um abraço

********************

Olá Vieira,
seja bem vindo
te respondendo, muitas Escolas, talvez a maioria, começaram no início de fevereiro, mesmo.
volte sempre que desejar
Abraço pra você

A tormenta que se tornou

A vontade é ir preenchendo as tantas linhas vazias com toda manifestação das emoções que se dão, afloram e transpiram, ocupando de rab...