domingo, 27 de junho de 2010

continuação... final

Anotações feitas nos espaços do Documento Referência da CONAE 2010 – Conferência Nacional de Educação.

Referências que contribuíram na criação deste Documento Referência.
Proposta, que seja trabalhada a Educação na concepção de Educação Libertadora de Paulo Freire.

Vai o reconhecimento dos governos promotores de todas as desigualdades quando não destina recursos às políticas públicas sociais, quando não são parceiros dos movimentos, quando são governos da direita e privilegiam a burguesia empresarial e financeira.

Sucesso escolar? Notas boas? Ficar em primeiro lugar? Para disputarem com os alunos das escolas particulares uma vaga no vestibular, e com sucesso uma vaga no mercado de trabalho, que preza pelos primeiros lugares?
Quando teremos justa distribuição de renda, riqueza, aí acrescento, saber e as terras, no sistema capitalista?

Enquanto a democracia estiver sob o domínio das relações e práticas capitalistas, a lógica patrão X empregado, continuará existindo, e nela, a exploração do trabalhador.
Diminuição da jornada de trabalho = geração de emprego.

Confronto direto com a concepção do pensamento único.

Fica parecendo, traz à lembrança, a época dos reinados, quando houve o despotismo esclarecido, e atualmente temos, os patrões esclarecidos, onde estes jovens com ‘deficiência’, que se tornam trabalhadores, são explorados, baseado nas inclusões oportunistas.

Escola, espaço, instituição de formação.

Há muito que se mudar, sabendo das participações nos colegiados de suas escolas, porém umas mais, outras menos.
Todas estas ações serão possíveis se houver recursos, e quem as fará?
Geração de empregos.

‘Deficiência’ = extrema dificuldade, a ser superada no que der.
Rádio Constelação.

Despertar a consciência, (in) formar.
A implementação deste ponto significa um avanço fundamental para contermos, tanto quanto possível, toda a degradação, poluição, que destrói o Planeta.
Como, em muitas famílias, este despertar para a preservação virá dos filhos, através da escola, até que ponto haverá tolerância dos responsáveis ( pais/mães), em serem chamados a atenção, por exemplo, por jogarem o papel da bala no chão?

Todo este documento só terá validade, dado o avanço das propostas de transformações no ensino brasileiro, se, ao completarem as etapas de formação educacional, crianças, (pré) adolescentes, jovens (adultos), ter as escolas como parceiras no crescimento/desenvolvimento destes e destas, contribuírem na e para construção de uma sociedade libertária, socialista, democrática, igualitária.
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(De dicionários)
"Socialização: sociol. Processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa determinada sociedade. Pela socialização o indivíduo se torna pessoa humana, adquirindo os hábitos que o capacitam a viver em uma determinada sociedade. Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais lato da palavra, aprendizagem essa que começa na infância e termina com a morte da pessoa.
sociol. Desenvolvimento do sentimento coletivo, da solidariedade social e do espírito de cooperação nos indivíduos associados. Processo de integração mais intensa dos indivíduos no grupo.
Democracia: governo do povo, soberania popular. Doutrina ou regime onde há participação do povo no governo."

Porque falam que a China é super potência? Só se for por matar o povo de trabalhar, obrigando-os a fabricarem, para entupirem as lojas, nossas casas, os bueiros, de plásticos e pelúcias meide in china.
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E dá-lhe as porcarias enlatadas, ensacadas, que se veem, e só não está tudo uma verdadeira porcaria, porque existiram e existem pessoas que lutam por outras relações:
Che, Rosa, Paulo, Caio, Florestan, Chica, Lampião, Zapata, Sandino, Marx, MST, Fidel, Hugo, Lula, o PT, apesar da putaria aqui em Minas, e muitos e muitas que acreditam e lutam por um mundo melhor e feliz e não por um mundo com padrão de qualidade.
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Agradecida.

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